🔢 Módulo 1.2: Conjuntos Numéricos
← Voltar para o Sumário do Curso de Cálculo Diferencial e Integral 🎓 🧮
← Voltar para os Cursos de Matemática 🎓 🧮
← Voltar para a Seção de Matemática 🧮
🎯 Post Anterior: 👉 1.1 O que é Cálculo? História e aplicações
1 🔢 Módulo 1.2: Conjuntos Numéricos
- Explorar os conjuntos numéricos fundamentais para o cálculo;
- Conhecer suas principais propriedades;
- Apresentar exemplos e exercícios característicos.
1.1 ✨ O que são Conjuntos Numéricos?
Os conjuntos numéricos são grupos de números que compartilham características comuns. Os principais conjuntos que usaremos são:
Números Naturais \((\mathbb{N})\): \(\{0, 1, 2, 3, \ldots\}\)
Usados para contar objetos, são os números inteiros não-negativos.Números Inteiros \((\mathbb{Z})\): \(\{\ldots, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, \ldots\}\)
Incluem todos os números naturais, seus opostos negativos e o zero.Números Racionais \((\mathbb{Q})\): números que podem ser escritos como fração \(\dfrac{a}{b}\), onde \(a, b \in \mathbb{Z}\) e \(b \neq 0\).
Exemplo: \(\frac{1}{2}\), \(-\frac{3}{4}\), \(5\) (que é \(\frac{5}{1}\)).Números Irracionais \((\mathbb{R} \setminus \mathbb{Q})\): números que não podem ser expressos como fração de dois inteiros, ou seja, não existe uma razão \(\dfrac{a}{b}\), com \(a \in \mathbb{Z}\) e \(b \in \mathbb{Z} \setminus \{0\}\), que o representem de forma exata. Sua representação decimal nunca termina nem se repete, como ocorre com \(\sqrt{2}\) ou \(\pi\).
Números Reais \((\mathbb{R})\): todos os números que podem ser representados na reta numérica, incluindo racionais e irracionais (como \(\sqrt{2}\), \(\pi\), \(e\)).
1.2 🧠 Organização dos Conjuntos Numéricos
Os conjuntos numéricos não estão isolados — eles se organizam em uma hierarquia onde cada conjunto é subconjunto de outro mais amplo:
Crédito: Por Mortalmoth - Obra do próprio, Domínio público, Hiperligação
Essa estrutura pode ser representada assim:
\[ \mathbb{N} \subset \mathbb{Z} \subset \mathbb{Q} \subset \mathbb{R} \]
Isso significa, por exemplo, que todo número natural é também inteiro, racional e real — mas o contrário nem sempre é verdadeiro.
1.3 🔍 🧠 Saiba Mais: O que é um número irracional?
🔢 Como vimos acima, um número irracional é um número real que não pode ser expresso como fração de dois inteiros; ou seja, não existe uma razão \(\dfrac{a}{b}\), com \(a \in \mathbb{Z}\) e \(b \in \mathbb{Z} \setminus {0}\), que o represente de forma exata.
✳️ Esses números possuem representação decimal infinita e não periódica, diferentemente dos racionais, que possuem representação decimal finita ou periódica. Exemplos famosos incluem:
\(\pi = 3{,}14159265\ldots\)
\(e = 2{,}71828182\ldots\)
\(\sqrt{2} = 1{,}4142135\ldots\)
📌 Os irracionais surgem naturalmente em diversos contextos matemáticos, como:
a diagonal de um quadrado de lado 1 \((\text{que é } \sqrt{2})\);
o perímetro de uma circunferência (relacionado a \(\pi\));
o crescimento exponencial e os logaritmos naturais (relacionados a \(e\)).
📜 A existência dos números irracionais foi uma descoberta histórica marcante na Grécia Antiga, especialmente entre os pitagóricos, que inicialmente acreditavam que todo número era racional — até a demonstração de que \(\sqrt{2}\) não poderia ser expresso como uma fração.
1.4 📐 A Escola Pitagórica e o Escândalo dos Irracionais
1.4.1 🏛️ Quem eram os Pitagóricos?
- Uma seita filosófico-matemática fundada por Pitágoras de Samos no século VI a.C.
- Acreditavam que “tudo é número” — ou seja, toda a realidade poderia ser expressa em termos de números racionais (frações entre inteiros).
1.4.2 📏 A Crise: A Descoberta dos Irracionais
- Estudando o triângulo retângulo isósceles com catetos iguais a 1, descobriram que a hipotenusa tem comprimento \(\sqrt{2}\).
- Problema: \(\sqrt{2}\) não pode ser expresso como uma fração.
- Isso contradizia diretamente a doutrina pitagórica.
1.4.3 😱 Reação da Escola
- A descoberta foi considerada herética.
- Atribui-se a Hipaso de Metaponto a demonstração da irracionalidade de \(\sqrt{2}\).
- Segundo a lenda, Hipaso foi expulso ou afogado por ter revelado esse segredo ao mundo.
1.4.4 📉 Impacto na Matemática
- Foi o primeiro abalo no ideal de racionalidade matemática.
- Iniciou o caminho para a aceitação e formalização dos números irracionais.
- Hoje, sabemos que os irracionais são essenciais para a reta real ser completa.
1.5 📘 🧠 Exercícios — Identificando Números Irracionais
Classifique os números abaixo como racionais ou irracionais:
\(\sqrt{9}\)
\(\sqrt{5}\)
\(\frac{4}{7}\)
\(\pi\)
\(0{,}101001000100001\ldots\)
Qual das alternativas representa um número irracional?
A. \(\frac{7}{3}\)
B. \(1{,}333\ldots\)
C. \(\sqrt{2}\)
D. \(0{,}5\)Verdadeiro ou Falso:
- Todo número decimal infinito é irracional.
- \(\sqrt{25}\) é um número irracional.
- Existem mais números irracionais do que racionais.
- Todo número decimal infinito é irracional.
1.6 📘 Gabarito
- Racional (resultado é 3)
- Irracional (não é raiz exata)
- Racional
- Irracional
- Irracional (decimal não periódico)
Alternativa correta: C. \(\sqrt{2}\)
- Falso — apenas os decimais infinitos não periódicos são irracionais. Os decimais infinitos periódicos são racionais.
- Falso — \(\sqrt{25} = 5\), e 5 é um número natural, portanto racional.
- Verdadeiro — o conjunto dos números racionais é enumerável (ou seja, existe uma correspondência com os números naturais), o que significa que ele é contável.
Já os números irracionais formam um conjunto não enumerável, ou seja, incontável. Isso foi demonstrado por Georg Cantor, que provou que a quantidade de números reais (e, portanto, irracionais) é estritamente maior que a quantidade de números racionais.
Assim, existem “infinitamente mais” irracionais do que racionais na reta real. Resumo:
Enumerável → Pode listar (como uma fila infinita).
Não enumerável → Não pode listar; tem “mais” elementos que os naturais.
1.7 📜 Nota Histórica: 👤 Georg Cantor (1845–1918)
Georg Cantor foi um matemático alemão que revolucionou a matemática ao criar a teoria dos conjuntos e desenvolver o conceito moderno de infinito.
Ele demonstrou que nem todos os infinitos são iguais, provando que o conjunto dos números reais (e, portanto, dos irracionais) é incontável (ou não enumerável), enquanto o conjunto dos racionais é contável (ou enumerável).
Apesar da resistência de muitos matemáticos de sua época, como Kronecker, Cantor persistiu em suas ideias e hoje é reconhecido como o pai da teoria dos conjuntos.
Sua obra lançou as bases para a matemática moderna, a lógica e a análise, influenciando profundamente áreas como a topologia, a computabilidade e a filosofia da matemática.
1.8 ✨ Representação Decimal dos Números Reais
Os números reais podem ser representados por uma expansão decimal finita ou infinita. Vamos explorar alguns exemplos e distinguir os principais casos:
🔹 Exemplo 1: Número racional com decimal finito (decimal exato)
Considere \(\dfrac{3}{4}\):
Passo a passo:
Divida 3 por 4:
\(3 \div 4 = 0{,}75\)Conclusão:
\(\dfrac{3}{4} = 0{,}75\)
→ Decimal finito.
→ É um número racional.
🔹 Exemplo 2: Número racional com decimal infinito periódico
Considere \(\dfrac{1}{3}\):
Passo a passo:
Divida 1 por 3:
\(1 \div 3 = 0{,}333\ldots\)Conclusão:
\(\dfrac{1}{3} = 0{,}\overline{3}\)
→ Decimal infinito periódico.
→ É um número racional.
🔹 Exemplo 3: Número irracional com decimal infinito não periódico
Considere \(\sqrt{2}\):
Passo a passo:
Aproximação decimal:
\(\sqrt{2} \approx 1{,}4142135\ldots\)Observe que:
- Não termina.
- Não apresenta repetição de padrão.
Conclusão:
\(\sqrt{2}\) → Decimal infinito não periódico
→ É um número irracional.
✅ Observação Geral:
- Todo número racional tem representação decimal finita ou infinita periódica.
- Todo número irracional tem representação decimal infinita não periódica.
1.9 ✨ Representação Decimal dos Números Racionais — Dízimas Periódicas
A representação decimal de todo número racional (ou seja, frações de inteiros com denominador ≠ 0) é finita ou uma dízima periódica.
Vamos explorar exemplos com passo a passo:
🔢 Exemplo 1: \(\dfrac{1}{3}\)
Dividindo 1 por 3:
1 ÷ 3 = 0,3333...
A parte decimal repete o dígito 3 indefinidamente.
✅ Dízima periódica simples:
\(\dfrac{1}{3} = 0,\overline{3}\)
🔢 Exemplo 2: \(\dfrac{4}{11}\)
4 ÷ 11 = 0,363636...
O bloco “36” se repete.
✅ Dízima periódica simples:
\(\dfrac{4}{11} = 0,\overline{36}\)
🔢 Exemplo 3: \(\dfrac{7}{8}\)
7 ÷ 8 = 0,875
✅ Representação decimal finita:
Não é dízima — termina após alguns algarismos.
🔢 Exemplo 4: \(\dfrac{12}{90}\)
12 ÷ 90 = \(0,1\overline{3}\)
Neste caso, a parte não periódica é o 1, e o dígito 3 se repete infinitamente.
✅ Dízima periódica composta:
\(\dfrac{12}{90} = 0,1\overline{3}\)
🧠 Observação Importante
- Se a fração irredutível tiver denominador com fatores apenas 2 e 5, a representação decimal é finita.
- Caso contrário, a fração terá dízima periódica.
Por exemplo:
Fração | Decimal | Tipo |
---|---|---|
\(\dfrac{1}{2}\) | 0,5 | Finita |
\(\dfrac{1}{4}\) | 0,25 | Finita |
\(\dfrac{1}{6}\) | \(0,1\overline{6}\) | Dízima periódica composta |
\(\dfrac{2}{9}\) | \(0,\overline{2}\) | Dízima periódica simples |
\(\dfrac{12}{90}\) | \(0,1\overline{3}\) | Dízima periódica composta |
📌 Todo número com dízima periódica é racional.
E o inverso também é verdadeiro: todo número racional tem representação decimal finita ou periódica.
1.10 📘 🧠 Exercícios Resolvidos: Dízimas Periódicas e Fração Geratriz
1. Converta a dízima periódica \(0,\overline{3}\) para fração.
Passo a passo:
Seja \(x = 0,\overline{3}\)
Multiplique por \(10\) para deslocar a parte decimal uma casa: \[ 10x = 3,\overline{3} \]
Agora subtraia as equações: \[ 10x - x = 3,\overline{3} - 0,\overline{3} \Rightarrow 9x = 3 \Rightarrow x = \frac{3}{9} = \frac{1}{3} \]
✅ Resposta: \(\dfrac{1}{3}\)
2. Converta \(0,\overline{72}\) em fração.
Passo a passo:
Seja \(x = 0,\overline{72}\)
Como o período tem \(2\) algarismos, multiplique por \(100\): \[ 100x = 72,\overline{72} \]
Subtraia as equações: \[ 100x - x = 72,\overline{72} - 0,\overline{72} \Rightarrow 99x = 72 \Rightarrow x = \frac{72}{99} = \frac{8}{11} \]
✅ Resposta: \(\dfrac{8}{11}\)
3. Converta \(2,\overline{1}\) em fração.
Passo a passo:
Seja \(x = 2,\overline{1}\)
Multiplique por \(10\): \[ 10x = 21,\overline{1} \]
Subtraia: \[ 10x - x = 21,\overline{1} - 2,\overline{1} \Rightarrow 9x = 19 \Rightarrow x = \frac{19}{9} \]
✅ Resposta: \(\dfrac{19}{9}\)
4. Converta \(0,4\overline{7}\) em fração.
Passo a passo:
Separar parte não periódica \((4)\) e periódica \((7)\):
Seja \(x = 0,4\overline{7}\)
Multiplique por \(10\) para tirar a parte não periódica: \[ 10x = 4,\overline{7} \]
Multiplique por \(10\) novamente (total de \(100\)): \[ 100x = 47,\overline{7} \]
Agora subtraia: \[ 100x - 10x = 47,\overline{7} - 4,\overline{7} \Rightarrow 90x = 43 \Rightarrow x = \frac{43}{90} \]
✅ Resposta: \(\dfrac{43}{90}\)
5. Converta \(3,12\overline{5}\) em fração.
Passo a passo:
Separar parte inteira \((3)\), parte não periódica \((12)\) e periódica \((5)\):
Seja \(x = 3,125555\ldots\)
Multiplique por \(10^3 = 1000\) para posicionar o período: \[ 1000x = 3125,555\ldots \]
Multiplique por \(10^2 = 100\) para remover só a parte não periódica: \[ 100x = 312,555\ldots \]
Subtraia: \[ 1000x - 100x = 3125,555\ldots - 312,555\ldots = 2813 \Rightarrow 900x = 2813 \] \[ \Rightarrow x = \frac{2813}{900} \]
✅ Resposta: \(\dfrac{2813}{900}\)
1.11 📘 🧠 Exercícios: Fração Geratriz de Dízimas Periódicas
- Escreva a fração geratriz da dízima periódica simples:
- \(0{,}\overline{3}\)
- \(0{,}\overline{7}\)
- \(0{,}\overline{2}\)
- \(0{,}\overline{3}\)
- Escreva a fração geratriz da dízima periódica composta:
- \(0{,}1\overline{3}\)
- \(0{,}72\overline{1}\)
- \(1{,}2\overline{45}\)
- \(0{,}1\overline{3}\)
- Dê a fração geratriz correspondente às seguintes dízimas:
- \(0{,}\overline{81}\)
- \(2{,}\overline{6}\)
- \(3{,}4\overline{3}\)
- \(0{,}\overline{81}\)
- Um número decimal é \(0{,}4\overline{5}\). Escreva-o como fração e simplifique.
1.12 ✅ Gabarito
\(\dfrac{1}{3}\)
\(\dfrac{7}{9}\)
\(\dfrac{2}{9}\)
\(\dfrac{12}{90} = \dfrac{2}{15}\)
\(\dfrac{719}{990}\)
\(\dfrac{1233}{990} = \dfrac{137}{110}\)
\(\dfrac{81}{99} = \dfrac{9}{11}\)
\(\dfrac{24}{9} = \dfrac{8}{3}\)
\(\dfrac{310}{90} = \dfrac{31}{9}\)
- \(0{,}4\overline{5} = \dfrac{41}{90}\)
1.13 📚 Propriedades dos Conjuntos Numéricos
🔸 Definições úteis
🔁 Fechamento: um conjunto é fechado para uma operação quando o resultado da operação entre quaisquer dois elementos do conjunto pertence também ao conjunto.
- Exemplo: \(\mathbb{N}\) é fechado para a adição porque \(\forall \mathrm{a}, \mathrm{b} \in \mathbb{N}\), temos \(a + b \in \mathbb{N}\).
🔍 Densidade: um conjunto é denso se entre quaisquer dois elementos distintos do conjunto existe outro elemento do mesmo conjunto.
- Exemplo: \(\mathbb{Q}\) é denso porque entre quaisquer dois racionais \(a < b\), existe outro racional \(c\) tal que \(a < c < b\).
🔹 Naturais \((\mathbb{N} = {0, 1, 2, 3, ...})\)
- Representam a contagem.
- Fechados para adição e multiplicação.
- Não fechados para subtração nem divisão.
- Não contêm números negativos nem frações.
🔹 Inteiros \((\mathbb{Z} = \{\cdots, -2, -1, 0, 1, 2, \cdots \})\)
- Incluem os naturais e seus opostos.
- Fechados para adição, subtração e multiplicação.
- Não fechados para divisão.
- Não são densos (há “lacunas” entre inteiros consecutivos).
🔹 Racionais \(\left(\mathbb{Q}=\left\{a / b \mid a \in \mathbb{Z}, b \in \mathbb{Z}^*, b \neq 0\right\}\right)\)
- Incluem frações e decimais exatos ou periódicos.
- Fechados para as quatro operações básicas (exceto divisão por zero).
- Densos na reta real.
🔹 Irracionais \((\mathbb{R} \setminus \mathbb{Q})\)
- Números com parte decimal infinita e não periódica (ex: \(\sqrt{2}\), \(\pi\), \(e\)).
- Não podem ser escritos como fração.
- Também são densos na reta real.
- Não são fechados para adição ou multiplicação (ex: \(\sqrt{2} + (- \sqrt{2}) = 0 \notin \text{irracionais}\)).
🔹 Reais \((\mathbb{R})\)
- União dos racionais e irracionais.
- Representam todos os pontos da reta real.
- Fechados para adição, subtração, multiplicação e divisão (exceto por 0).
- Densos.
1.14 📌 Resumo: Propriedades dos Conjuntos Numéricos
Conjunto | Símbolo | Propriedades principais |
---|---|---|
Naturais | \(\mathbb{N}\) | Começam no 0 ou 1 (depende da convenção), fechados para adição e multiplicação. |
Inteiros | \(\mathbb{Z}\) | Incluem negativos, positivos e o zero. Fechados para adição, subtração e multiplicação. |
Racionais | \(\mathbb{Q}\) | Podem ser escritos como fração de inteiros com denominador ≠ 0. Densos na reta real. |
Irracionais | \(\mathbb{R} \setminus \mathbb{Q}\) | Não podem ser escritos como fração. Possuem casas decimais infinitas e não periódicas. |
Reais | \(\mathbb{R}\) | União dos racionais e irracionais. Fechados para adição, subtração, multiplicação e divisão (exceto por 0). Densos. |
1.15 📚 Propriedades Algébricas Básicas dos Números Reais
\(0 \cdot x = 0\)
(Multiplicar qualquer número por zero resulta em zero.)\((-x) \cdot y = -(x \cdot y)\)
(O sinal negativo pode ser “puxado” para fora da multiplicação.)\((-x)(-y) = x \cdot y\)
(Produto de dois negativos é positivo.)\(x + y = x\) para todo \(x \Rightarrow y = 0\)
(Unicidade do neutro aditivo.)\(x \cdot y = x\) para todo \(x \Rightarrow y = 1\)
(Unicidade da unidade multiplicativa.)\(x + y = 0 \Rightarrow y = -x\)
(Todo número tem um simétrico aditivo único.)\(x \cdot y = 1 \Rightarrow y = x^{-1}\) (com \(x \ne 0\))
(Todo número real diferente de zero tem um recíproco único.)\(x + z = y + z \Rightarrow x = y\)
(Lei do cancelamento da adição.)\(z \ne 0 \text{ e } x \cdot z = y \cdot z \Rightarrow x = y\)
(Lei do cancelamento da multiplicação.)\(x \ne 0 \text{ e } y \ne 0 \Rightarrow x \cdot y \ne 0\)
(Não existem divisores de zero no corpo dos reais.)
1.16 ✏️ Operações Auxiliares
Subtração:
\[a - b = a + (-b)\]
(Subtrair é somar o oposto.)Divisão (com \(b \ne 0\)):
\[\frac{a}{b} = a \cdot b^{-1}\]
(Dividir é multiplicar pelo inverso.)
💡 Exemplos
Exemplo 1:
Seja \(x = 5\). Qual é o simétrico aditivo de \(x\)?
👉 \(-x = -5\)
✔️ Pois \(5 + (-5) = 0\)Exemplo 2:
Seja \(x = 3\), qual é seu inverso multiplicativo?
👉 \(x^{-1} = \frac{1}{3}\)
✔️ Pois \(3 \cdot \frac{1}{3} = 1\)Exemplo 3:
A subtração é definida a partir da adição:👉 \(7 - 2 = 7 + (-2) = 5\)
Exemplo 4:
A divisão é definida a partir da multiplicação:👉 \(5 \div 2 = 5 \cdot 2^{-1} = 5 \cdot \dfrac{1}{2} = \dfrac{5}{2} = 2,5\)
1.17 🧠 Exercícios de Revisão
Classifique os números abaixo como racionais ou irracionais:
- √2 (b) 0,333… (c) π (d) 7/2 (e) √25
Escreva os subconjuntos de ℝ na ordem crescente de inclusão.
Dê três exemplos de números irracionais e justifique por que são irracionais.
Mostre, com um exemplo, a diferença entre representação decimal finita e infinita.
O número 3,727272… é racional? Justifique sua resposta e escreva a fração geratriz.
Transforme a dízima periódica 0,1666… em uma fração.
A sequência 1,4142135… representa a raiz quadrada de 2. Essa é uma dízima periódica? Por quê?
Sabendo que \(a + 7 = b + 7\), o que podemos concluir sobre os números reais \(a\) e \(b\)? Justifique com a propriedade adequada.
Simplifique a expressão:
\[ (-3) \cdot (-x) + (-2x) \] Justifique com a propriedade adequada.Seja \(x \in \mathbb{R}\) tal que \(x \cdot a = x\) e \(x \ne 0\). O que podemos concluir sobre \(a\)?
Justifique com a propriedade envolvida.
1.18 📝 Resoluções
- Irracional (√2 não tem raiz exata)
- Racional (é uma dízima periódica: 1/3)
- Irracional (π tem decimal infinito não periódico)
- Racional (fração de inteiros)
- Racional (√25 = 5)
- Irracional (√2 não tem raiz exata)
ℕ ⊂ ℤ ⊂ ℚ ⊂ ℝ
Exemplos: √3, π, e. São irracionais pois não podem ser escritos como fração de inteiros e sua representação decimal é infinita e não periódica.
Exemplo:
- 1/4 = 0,25 (decimal finito)
- 1/3 = 0,333… (infinito e periódico)
- 1/4 = 0,25 (decimal finito)
Sim. 3,727272… é uma dízima periódica.
Fração geratriz:
Seja x = 3,727272…
Então, 100x = 372,7272…
Subtraindo: 100x - x = 372,7272… - 3,7272… = 369
⇒ 99x = 369 → x = 369/99 = 41/11Seja x = 0,1666…
10x = 1,666…
Subtraindo: 10x - x = 1,666… - 0,1666… = 1.5
⇒ 9x = 1.5 → x = 1.5/9 = 3/18 = 1/6Não. Essa representação de √2 é infinita não periódica, ou seja, é irracional.
Pela lei do cancelamento da adição, se \(a + z = b + z\), então \(a = b\).
Como \(z = 7\), temos:
\[ a + 7 = b + 7 \Rightarrow a = b. \]Primeiro, usamos a propriedade: \((-x)(-y) = x \cdot y\), então:
\[ (-3) \cdot (-x) = 3x. \]
Substituindo na expressão:
\[ 3x + (-2x) = x. \]Pela unicidade da unidade multiplicativa, se \(x \cdot a = x\), então \(a = 1\), desde que \(x \ne 0\).
Portanto, \(a = 1\).
🎯 Próximo Post: 👉 1.2 Conjuntos Numéricos (Aprofundamento)
Blog do Marcellini — Explorando a Matemática com Rigor e Beleza.
Criado por Blog do Marcellini com ❤️ e código.