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  • 1 🎓 📊 A Distribuição Normal – Parte 2
    • 1.1 🧠 📖 Exercícios Resolvidos e Análise de Resultados
    • 1.2 📏 Comparando Desempenhos com Escore-z
    • 1.3 📊 Tabela Z - Distribuição Normal Padrão
    • 1.4 📊 Tabela Z Acumulada – Normal Padrão [\(P(Z<z)\)]
    • 1.5 Importância da Distribuição Normal na Estatística
    • 1.6 📌 Conclusão da Parte 2: Escore-z e Tabela Z
  • 2 📚 Referências
  • 3 🔗 Acesso Rápido às Partes do Curso
  • 4 🔗 Links Úteis

🎓 📊 Curso de Estatística: A Distribuição Normal (Parte 2): Escore-z e Tabela Z

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Este curso tem como propósito apresentar, de forma acessível e aplicada, os fundamentos da distribuição normal, também conhecida como distribuição de Gauss, com apoio de visualizações gráficas e ferramentas computacionais.
Autor

Blog do Marcellini

Data de Publicação

24 de julho de 2025


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Distribuição Normal

1 🎓 📊 A Distribuição Normal – Parte 2

Este curso tem como propósito apresentar, de forma acessível e aplicada, os fundamentos da distribuição normal, também conhecida como distribuição de Gauss, com apoio de visualizações gráficas e ferramentas computacionais.

📌 Objetivos do Post
  • Comparação de desempenhos
  • Interpretação gráfica e computacional de probabilidades
  • Fundamentação para estudos futuros em inferência estatística

1.1 🧠 📖 Exercícios Resolvidos e Análise de Resultados

🧠 📖 Exercício 1: Aplicando o Escore-z

Situação: Suponha que os escores de QI sigam uma distribuição normal com:

  • \(\mu=100\)

  • \(\sigma=16\)

Pergunta: Qual a probabilidade de uma pessoa ter QI superior a 136?

Instruções:

  1. Calcule o escore- \(z\) correspondente ao valor \(x=136\)

  2. Use a Tabela Z ou software para determinar \(P(Z>z)\)

  3. Interprete o resultado: essa pontuação é comum ou rara?

💡Dica: lembre-se que \(\boxed{P(Z>z)=1-P(Z<z)}\) e que \(\boxed{z=\frac{x-\mu}{\sigma}}\)

🧠 🔎 Resolução do Exercício 1: Qual a probabilidade de ter QI > 136?

Distribuição: \(\mu=100, \sigma=16\)

🧮 Passo 1 - Calcular o escore- \(z\) :

\[ z=\frac{136-100}{16}=\frac{36}{16}=2,25 \]

🧮 Passo 2 - Consultar a Tabela Z:

\[ P(Z<2,25) \approx 0,9878 \Rightarrow P(Z>2,25)=1-0,9878=0,0122 \]

📌 Conclusão:

Apenas cerca de \(\mathbf{1 , 2 2 \%}\) da população tem QI superior a 136 .

1.2 📏 Comparando Desempenhos com Escore-z

Situação:

  • Aluno A obteve nota 80 em uma prova com \(\mu=70, \sigma=5\).

  • Aluno B obteve nota 8 em uma prova com \(\mu=6, \sigma=1\).

  • Quem teve o melhor desempenho relativo?

Cálculo dos escores- \(z\) :

\[ z_A=\frac{80-70}{5}=2,0 \quad z_B=\frac{8-6}{1}=2,0 \]

📌 Conclusão:

Ambos os alunos tiveram desempenho 2 desvios padrão acima da média de suas turmas. Ou seja, o desempenho relativo foi equivalente.

🧠 📖 Exercício 2: Comparando Desempenhos com Escore-z

Situação:

  • Aluno A obteve nota 65 em uma prova com \(\mu=60, \sigma=4\).

  • Aluno B obteve nota 7 em uma prova com \(\mu=5,5, \sigma=1\).

  • Quem teve o melhor desempenho relativo?

Tarefa:

  1. Calcule o escore- \(z\) para os dois alunos.

  2. Compare os valores.

  3. Interprete: qual deles se destacou mais em relação à média da sua turma?

💡 Dica: lembre-se que quanto maior o \(z\), melhor o desempenho relativo.

🧠 🔎 Resolução do Exercício 2: Comparando Desempenhos com Escore-z

Aluno A:

\[ z_A=\frac{65-60}{4}=\frac{5}{4}=1,25 \]

Aluno B:

\[ z_B=\frac{7-5,5}{1}=\frac{1,5}{1}=1,5 \]

📌 Conclusão:

O Aluno B teve um escore-z maior que o Aluno A.

Portanto, o Aluno B apresentou melhor desempenho relativo em relação à sua turma.

✏️📄 Resumo: Distribuição Normal e Escore-z
  • Distribuição Normal:

\[ \boxed{f(x)=\frac{1}{\sqrt{2 \pi \sigma^2}} e^{-\frac{(x-\mu)^2}{2 \sigma^2}}} \]

  • Distribuição Normal Padrão: \(\mu=0, \sigma=1\)

\[ \boxed{f(z)=\frac{1}{\sqrt{2 \pi}} e^{-z^2 / 2}} \]

  • Escore-z: transforma \(x\) em um valor padronizado

\[ \boxed{z=\frac{x-\mu}{\sigma}} \]

  • Valor original a partir de \(z\) :

\[ \boxed{x=\mu+z \sigma} \]

  • Regra Empírica:

  • \(68 \%\) : entre \(\mu \pm 1 \sigma\)

  • \(95 \%\) : entre \(\mu \pm 2 \sigma\)

  • \(99,7 \%\) : entre \(\mu \pm 3 \sigma\)

1.3 📊 Tabela Z - Distribuição Normal Padrão

Como usar a Tabela Z:

  • O valor da linha indica a parte inteira e a primeira casa decimal do escore-\(z\).

  • A coluna indica a segunda casa decimal.

  • A interseção fornece \(P(Z<z)\), ou seja, a probabilidade acumulada até o valor de \(z\).

z 0.00 0.01 0.02 0.03 0.04 0.05
1.2 0.8849 0.8869 0.8888 0.8907 0.8925 0.8944

🧠 Exemplo:

Para \(z=1,25\), usamos a linha 1.2 e a coluna \(0.05 \rightarrow P(Z<1,25)=0,8944\)


1.4 📊 Tabela Z Acumulada – Normal Padrão [\(P(Z<z)\)]

Fonte: Gerada com scipy.stats.norm.cdf para valores de z entre 0,00 e 3,09.

💻 Atividades Práticas - Excel e R

Objetivo: Aplicar os conceitos de distribuição normal e escore-\(z\) em ambiente computacional.

No Excel:

  • Use =NORM.DIST(120; 100; 16; VERDADEIRO) para calcular \(P(X<120)\).

  • Use =NORM. INV (0,90; 100; 16) para obter o valor correspondente ao percentil 90.

  • Gere uma tabela com valores de \(x\), calcule seus escore-\(z\) e destaque quem está acima da média.

No R :

  • \(\operatorname{pnorm}(120\), mean \(=100, \mathrm{sd}=16)\) retorna \(P(X<120)\).

  • \(\operatorname{qnorm}(0.90\), mean \(=100, \mathrm{sd}=16)\) retorna o valor para o percentil 90.

  • z <- (x - mean) / sd para calcular escore-\(z\) de vetores.

💡 Sugestão: comparar alunos de diferentes turmas com diferentes médias e desvios, usando escore-\(z\).

🧠 🧠 Desafio com Gráfico - Distribuição Normal

Situação:

  • O tempo de atendimento (em minutos) em um serviço segue uma distribuição normal com:

\[ \mu=50, \quad \sigma=10 \]

  • O gráfico abaixo mostra a distribuição dos tempos de atendimento.

Tarefa:

  1. Marque no gráfico as regiões correspondentes a:
  • \(P(40<X<60)\)

  • \(P(X>70)\)

  1. Calcule os escores-\(z\) correspondentes aos valores 40, 60 e 70.

  2. Use Excel ou R para calcular as probabilidades dessas regiões.

  3. Interprete: são tempos de atendimento comuns ou raros?

Dica: use a Regra Empírica e a simetria da curva como apoio visual.

Gráfico para o Desafio: Interprete as Áreas

A curva mostra a distribuição de \(X \sim N(50, 10^2)\).
As áreas coloridas representam:
Azul: \(P(40 < X < 60)\), Vermelho: \(P(X > 70)\).

🧠 🔎 Gabarito - Desafio com Gráfico da Normal

Distribuição: Tempo de atendimento \(X \sim N\left(50,10^2\right)\)

  1. Escore-\(z\):

\[ z_{40}=\frac{40-50}{10}=-1 \quad z_{60}=\frac{60-50}{10}=1 \quad z_{70}=\frac{70-50}{10}=2 \]

  1. Probabilidades:
  • \(P(40<X<60)=P(-1<Z<1) \approx 0,6826\)

  • \(P(X>70)=P(Z>2)=1-P(Z<2) \approx 1-0,9772=0,0228\)

📌 Interpretação:

Aproximadamente \(\mathbf{6 8 , 2 6 \%}\) dos atendimentos duram entre 40 e 60 minutos. Apenas \(\mathbf{2 , 2 8 \%}\) dos atendimentos duram mais de 70 minutos - são considerados raros.

🧠 🔎 💻 Gabarito: Usando Excel e R

Distribuição: Tempo de atendimento \(X \sim N\left(50,10^2\right)\)

No Excel:

  • \(P(40<X<60)\) : =NORM.DIST(60; 50; 10; VERDADEIRO) NORM.DIST(40; 50; 10; VERDADEIRO) Resultado: \(\approx 0,6826\)

  • \(P(X>70):=1\) - NORM.DIST(70; 50; 10; VERDADEIRO) Resultado: \(\approx 0,0228\)

No R:

  • \(P(40<X<60):\) pnorm(60, mean=50, sd=10) - pnorm(40, mean=50, \(\mathrm{sd}=10\) )

  • \(P(X>70): 1-\operatorname{pnorm}(70\), mean \(=50, \mathrm{sd}=10)\)

Resultados aproximados: \(P(40<X<60) \approx 68,26 \%, P(X>70) \approx 2,28 \%\).

1.5 Importância da Distribuição Normal na Estatística

  • A distribuição normal é mais do que uma curva bonita: ela é fundamental na estatística aplicada.

  • Muitos métodos inferenciais dependem da normalidade:

  • Testes de hipóteses (teste \(z\), teste \(t\))

  • Construção de intervalos de confiança

  • Análises de regressão linear

  • Aproximações para distribuições amostrais

  • Conhecer a distribuição normal é o primeiro passo para entender a inferência estatística!

📌 Observação: A distribuição normal conecta a análise descritiva à análise inferencial - o próximo grande passo na estatística!

1.6 📌 Conclusão da Parte 2: Escore-z e Tabela Z

A Parte 2 do curso aprofundou o uso prático da distribuiçāo normal e do escore-\(z\):

  • Comparação de desempenhos

  • Interpretação gráfica e computacional de probabilidades

  • Fundamentação para estudos futuros em inferência estatística


2 📚 Referências

  • Schmuller, Joseph. Statistical Analysis with Excel® For Dummies®, \(5^{\underline{a}}\) Edição. John Wiley & Sons, 2016.
  • Schmuller, Joseph. Análise Estatística com R Para Leigos, \(2^{\underline{a}}\) Edição. Alta Books, 2021.
  • Levine, David M.; Stephan, David; Szabat, Kathryn A. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, \(8^{\underline{a}}\) Edição. Pearson, 2017.
  • Morettin, Luiz Gonzaga. Estatística Básica: Probabilidade e Inferência, \(7^{\underline{\mathrm{a}}}\) Edição. Pearson, 2017.
  • Morettin, Pedro Alberto; Bussab, Wilton de Oliveira. Estatística Básica, \(10^{\underline{a}}\) Edição. São Paulo: SaraivaUni, 2023.

3 🔗 Acesso Rápido às Partes do Curso

🎯 Parte 1: Introdução à Distribuição Normal

🎯 Parte 2: Escore-z e Tabela Z(👉 Você está aqui!)

🎯 Parte 3: Gráficos, TCL e Normalidade Aproximada


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